sábado, 24 de março de 2012

Enquanto isso, embaixo da terra...

   Enquanto em cima da terra eles buscam cercar de todas as formas para cobrar pedágio e multar... embaixo da terra, a farra continua!
   E enquanto isso a população fica sem metrô (até pq as obras demoram e demoram propositadamente) e tendo que pagar caro para andar de carro...

   Daniel Caldeira

Fonte: Folha.com

'Esse crime compensa', diz promotor sobre fraude em licitação do metrô

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DE SÃO PAULO
Se existe um crime que compensa no Brasil, é formação de cartel para fraudar licitação. Essa é a opinião do promotor Marcelo Batlouni Mendroni, responsável pela denúncia contra 14 executivos ligados a empreiteiras que foram acusados de fraudarem a licitação bilionária para obras de ampliação da linha 5-lilás do metrô de São Paulo.
14 executivos são acusados de cartel na obra da linha 5 do metrô
Ação pede afastamento do presidente do Metrô de SP
Na lista estão funcionários da Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Mendes Júnior, OAS e Queiroz Galvão.
Segundo o promotor, a pena neste tipo de crime é tão "excessivamente baixa" que o fraudador pode ser condenado (se for pego) ao pagamento de apenas uma multa. Essa é a maioria das penas aplicadas para esse crime.
"O que o empresário pensa? 'Se for pego em uma [fraude], eu tenho que pagar uma multa. Vou pagar essa multa com o dinheiro que já roubei'", disse.
"Isso faz com que pelo menos o crime de cartel compense", afirmou.
O promotor disse ainda que isso é um estímulo para a multiplicação desse tipo de crime. "Essa forma de agir, de cartéis e fraudes em licitações, infelizmente é a regra neste país. A exceção é que não existam fraudes nas licitações."
Mendroni defende uma mudança na lei para que as penas sejam aumentadas, como ocorre em grande parte do mundo. Para ele, esse dinheiro público desviado ajudaria a evitar que muita gente acabe no crime por não ter tido oportunidades.
"Gente desse tipo não precisa de ressocialização, porque já estão integrados à sociedade. Eles precisam é de punição. Quem precisa de ressocialização são os pobres que cometem os crimes de bagatela pelas ruas do país", disse.

Editoria de Arte/Folhapress
Cronologia dos problemas da licitação de obras

Estão apertando o cerco...

    Estão realmente apertando o cerco! Enquanto aqui no Brasil vamos ter os chips Big Brother, nos EUA, nem super-heroi em serviço escapa das multinhas...

 Daniel Caldeira

Fonte: UOL

Santa pressa, Robin! Polícia dos Estados Unidos para o Batmóvel, e Batman tem que se explicar

Do UOL, em São Paulo
  • Montgomery Co Police/Divulgação
    Não adianta colocar a culpa no Coringa, Batman... Não adianta colocar a culpa no Coringa, Batman...
Onde está o comissário Gordon quando seu amigo homem-morcego mais precisa dele?
Batman, o mais famoso super-herói de Gotham City*, foi parado por policais em estrada de Montgomery, no Estado norte-americano de Maryland, na última quarta-feira (22).
O fato mais curioso é que o super-herói riquinho estava com seu cobiçado Batmóvel. A polícia de Montgomery divulgou a cena no Twitter.
A polícia fez questão de avisar que o Batmóvel não foi rebocado. Será que o chefe O'Hara andou manipulando seus funcionários?
Procurado pelo UOL Tabloide, Robin** não foi encontrado para comentar.
* Desculpe por essa, Robin...
** Para ser preciso, nenhum Robin, internauta fã de quadrinhos. Nem os bonzinhos Richard John Grayson e Timothy Drake, nem os chatinhos Jason Peter Todd e Damian Wayne, nem aquela gatinha da Stephanie Brown.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mais sobre o novo sistema de pedágio em SP

    Mais uma vez o governo de SP pensando no seu rico dinheirinho na sua segurança.
    Como "suspeitavamos desde o principio", o tag que vai ser instalado nos carros não vai ser para evitar o roubo do seu veiculo, ajudando a preservar seu patrimonio.

     O tag vai ser usado pra fiscalizar quem está com os documentos vencidos, inspeção veicular atrasada (até ai, blz)... mas, como suspeitavamos, tambem vai ser usado para o controle de velocidade. Afinal, qualquer papagaio sabe dizer que "a maior causa de acidentes é o excesso de velocidade" (como vocês podem ver nesse video - e em varios outros nos "relacionados"), quando na verdade isso apenas significa "controlar velocidade é a forma mais simples de arrecadar dinheiro".

     Mas, voltando à questão do pedágio por km, o que eles estão propondo, não é um pedágio por km e sim MAIS pedágios por trecho! Num sistema de pedagio por km, você entra na rodovia e apenas na saida vai pagar (a distancia da sua entrada até a sua saída).
    AQUI eu explico sobre o verdadeiro pedágio por km.

EDIT: Ah, e antes que alguem reclame que o tag do "sem parar" não é o tag de "identificação obrigatório", na verdade a ideia deles é um sistema unificado, ou seja, vão terceirizar a bagaça e o grupo CCR ("dono" da maior parte das rodovias paulistas, da CONTROLAR e... advinhem? o Via fácil - clique aqui e veja) mais uma vez vai ganhar uns trocados. Alguem quer apostar?

    Daniel Caldeira

Fonte: Folha.com
21/03/2012 - 19h59

Governo vai usar novo sistema de pedágio para dar multa em SP

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JOSÉ BENEDITO DA SILVA
DE SÃO PAULO
O governo de São Paulo vai começar, provavelmente em 2013, a multar os motoristas nas rodovias estaduais com base na velocidade média que eles desenvolverem em um determinado trecho.

Hoje, o motorista é multado apenas se ele estiver acima da velocidade permitida para a via no ponto onde estiver localizado algum radar.
Com isso, é comum, segundo o secretário de Estado dos Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, que o motorista reduza a velocidade apenas próximo ao radar. "Não terá mais aquela coisa de o cara ver o radar e meter o pé [no freio]", disse.
A autuação com base na velocidade média será possível com a implantação do pedágio por km rodado, chamado de Sistema Ponto a Ponto pelo governo do Estado.
O sistema é baseado na colocação de pórticos ao longo da rodovia, que, por meio da leitura de um chip colocado no veículo, detecta quando ele entra e quando ele sai da rodovia.
Como haverá pórticos instalados ao longo de toda a extensão de todas as rodovias pedagiadas, será possível ver em qual velocidade o veículo circulou em determinado trecho, ao longo da via toda.
O sistema começa a ser testado no próximo dia 9 em algumas rodovias e deverá estar definitivamente implantado em todo o Estado em 2013.
A autuação do motorista com base na velocidade média é usada em todos os países da União Europeia, segundo Ailton Brasiliense, especialista em trânsito e que participou da elaboração do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997.
Uma das questões a ser superada é a legal. Segundo Karla Bertocco Trindade, diretora-geral da Artesp (agência de transportes de SP), o governo ainda avalia se é necessária alguma alteração na legislação de trânsito.
Para Brasiliense, seria melhor que houvesse ao menos uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), para evitar questionamentos na Justiça.
"O que se deseja é segurança, evitar acidentes. Que não tenha motoristas circulando com velocidade acima do limite, nem freada brusca em razão do radar", disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

segunda-feira, 12 de março de 2012

Preparativos para a cobrança de pedágio por km em SP


   Começa a preparação para o sistema de cobrança por km rodado em São Paulo.
   Leia mais AQUI...

   Daniel Caldeira

12/03/2012 - 08h16 - FONTE: Folha.com

Sem Parar terá 'megarrecall' no Estado de São Paulo

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DE SÃO PAULO
 Cerca de 2,5 milhões de veículos em todo o Estado de São Paulo terão que trocar, a partir do ano que vem, o dispositivo do Sem Parar, equipamento usado para pagar de maneira eletrônica pedágios e estacionamentos.
A informação é da reportagem de Ricardo Gallo publicada na edição desta segunda-feira da Folha. A reportagem completa está disponível a assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
A intenção do governo é abrir caminho para a implantação do pedágio por km rodado, que usará outro "tag". Os testes do sistema começam em abril, em Indaiatuba, informa a Artesp (agência reguladora dos transportes no Estado de São Paulo).
Os motoristas terão entre 1º de janeiro de 2013 e 7 de novembro de 2014 para substituir os equipamentos, chamados de "tags". O número de automóveis com o Sem Parar --e, portanto, atingido pela medida-- representa 11% da frota paulista, de 22 milhões de veículos. 



Editoria de Arte/Folhapress

sábado, 10 de março de 2012

O crime das peliculas escurecedoras

   Pois é, o texto abaixo, do Fernando Calmon, expressa quase que com perfeição tudo aquilo que eu sempre falo sobre as peliculas!
   Só para não restar duvidas, qdo se fala que os vidros dianteiros não devem usar peliculas, estamos falando do parabrisas, e de todos os vidros até a coluna B (ou seja, os vidros das portas dianteiras e aquelas pequenas janelas espia que existem em alguns modelos).
   O limite minimo é 75% de transparencia no parabrisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e 50% nos restantes. Em carros com vidros verdes, o parabrisas vem com 75% de transparencia e os demais vidros vem com 70% de transparência (alguns veiculos em versões especiais vem com 50% de transparência nos vidros traseiros, dai não se deve usar pelicula escurecedora em nenhum deles!).
   Vale também lembrar que o fator de transparência da pelicula se multiplica com a transparência do vidro, ou seja, se o vidro tem 70% de transparencia e vc coloca uma pelicula com 70% de transparencia, o resultado vai ser algo proximo de 50% de transparência e não 70% como muitos instaladores pregam.

   Mas o pior de tudo é saber que os vendedores de veiculos acabam empurrando para todo mundo como brinde, como se fosse alguma vantagem. Um amigo meu comprou um carro e "ganhou" as tais peliculas, irregulares, claro! Ao questioná-lo, ele me respondeu: "ah, não paguei nada mesmo"... sem perceber o risco que ele está sujeito.
   Eu mesmo comprei um carro novo recentemente, o vendedor tentou umas 3 vezes me dar as "peliculas de segurança" de brinde. Recusei, claro!

   Daniel Caldeira

   Segue abaixo o texto do Calmon...

08/03/2012 - 18h34

Película irregular no vidro de carro tem fiscalização tímida, mas é problema sério

Fernando Calmon
Colunista do UOL

Comentários 114
  • Letra morta: limites mínimos de luminosidade com uso de película são desrespeitados Letra morta: limites mínimos de luminosidade com uso de película são desrespeitados
O Brasil, como se sabe, desenvolveu um estranho hábito em relação à legislação. Ficou célebre a frase muito repetida: "Há lei que pega e há lei que não pega". Não deveria ser assim. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem, entre suas atribuições constitucionais, estudar, discutir e aprovar resoluções que regulam vários dos aspectos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em especial as normas de segurança.
Poucos sabem, mas antes mesmo de o Congresso Nacional obrigar os fabricantes e importadores de veículos leves a instalar bolsas infláveis (airbags), o Contran já tinha regulado a matéria -- e de uma forma mais inteligente. Estabeleceu critérios biomecânicos a serem respeitados nos testes de colisão, criou um cronograma até 1º de janeiro de 2014 e não engessou a solução técnica. No futuro, as bolsas podem sofrer uma evolução ou outros recursos modernos surgirem, e o Legislativo, nesse caso, só atrapalhou, na ânsia de aparecer sob os holofotes.
  • Reprodução Medidor de trnamistância luminosa não existia no Brasil -- nem no mundo -- quando Código de Trânsito foi lançado; hoje, já "inventado", aparelho é usado em fiscalização somente no DF
O exemplo mais recente de lei que até agora não pegou são os vidros escurecidos nos automóveis além dos limites legais e técnicos. Quando o CTB foi promulgado há 14 anos, ficou proibido o trânsito de veículos com qualquer tipo de película aplicada aos vidros. Pouco depois, a Resolução 73 do Contran estabeleceu que a transmitância luminosa [fração da energia que atravessa uma superfície] mínima do conjunto vidro mais película teria de ser 75% para o vidro do parabrisa, 70% para os laterais dianteiros e 50% para os laterais traseiros e vigia.
A lógica é de que o motorista precisa ter a visibilidade assegurada também no período noturno e sob qualquer condição meteorológica (noite, chuva forte, neblina), além de túneis e garagens, mesmo que durante o dia parecer tratar-se de um acessório inofensivo. Também dificulta ver o pedestre e o ciclista, receber sinais de outros condutores ou observar a terceira luz de freio de outros veículos através do vidro do carro à frente.
Além disso, perceber o motorista e seu acompanhante é de particular importância para policiais numa situação de risco, sequestro ou de eventual agressor armado. Agentes de trânsito também não conseguem flagrar transgressões do motorista, quando dirigem de forma inadequada.
FILMA TUDO
O fato é que há um expressivo aumento do número de veículos com películas escurecedoras nos vidros e transmitância luminosa visivelmente abaixo da mínima regulamentar. Ocorre que, praticamente, 100% dos automóveis já saem de fábrica com vidros verdes e, no caso dos dianteiros, apenas películas de segurança (antivandalismo) totalmente transparentes poderiam ser aplicadas. A fiscalização dependia de um equipamento para verificar a transmitância luminosa, que não existia no mundo, atendendo às exigências do Denatran, órgão executor.



Finalmente, há menos de um ano, o aparelho fabricado no país foi homologado e está pronto para entrar em uso. No entanto, precisa ser adquirido para o policiamento de trânsito urbano e rodoviário. Como a lei parece letra morta, inicialmente apenas o Detran do Distrito Federal comprou 20 unidades e as utiliza em vistorias nos veículos transferidos de propriedade e de outras cidades. O órgão pretende iniciar uma campanha educativa antes da fiscalização nas ruas, este ano.
Segundo a TV Brasil, outros seis Estados também adquiriram os aparelhos de medição. Já se prevê enorme resistência, principalmente de autoridades, que deveriam dar o exemplo em um país assolado por acidentes de trânsito.

LOJAS TÊM DE ALERTAR
Especial atenção a esse problema deveria estar nas considerações de concessionárias de todo o país, que costumam dar como brinde o conjunto de películas escurecedoras [chamadas genericamente de "insulfilm"]. Colocá-las nos vidros dianteiros sujeita o motorista a receber multa de R$ 127,69, cinco pontos no prontuário e, pior, detenção do carro até a retirada do objeto da transgressão.

Trata-se de uma situação bastante constrangedora e que, na grande maioria das vezes, o usuário desconhece. Afinal, há diversas "vantagens" aparentes no seu uso, da estética à sensação (algo falsa) de segurança, ou de filtrar raios solares nocivos (poucas o oferecem).
A fiscalização, por menor que seja, traz um efeito-exemplo avassalador. Ser parado, multado e obrigado a remover as películas dianteiras para prosseguir é extremamente desagradável. A prudência mostra que isso deve ser explicado aos clientes de carros novos e usados. Em caso de insistência na aplicação nos vidros dianteiros, o vendedor deveria conseguir uma declaração assinada pelo comprador, citando a lei e isentando a concessionária de qualquer responsabilidade, em caso de fiscalização.
Como exemplo de atenção ao tema, a rede JAC Motors já desistiu de oferecer películas nos vidros dianteiros na sua série especial denominada "Brasil".

'Filmar': solução ou problema?

Objetivos da utilização de película nos vidros do carro:

+ Proteção contra o sol
+ Segurança: bandidos não se arriscam sem ver quem está dentro
+ Película impediria romper as janelas para furtos e acesso à cabine
+ Uso mal-intencionado: dificulta a punição de infrações, como falar ao celular enquanto dirige
Efeitos indesejados de películas irregulares:

+ Dificuldade de visualização do que se passa no exterior do carro, principalmente à noite
+ Agentes de segurança precisam ter visão suficiente do interior do carro (por exemplo, num caso de sequestro)
+ Vale o mesmo para o acesso à garagem do prédio
+ Observar e atender à sinalização de outros motoristas fica mais difícil
+ O motorista de trás não consegue ver, através do seu, o carro da frente

Fonte: UOL

quinta-feira, 1 de março de 2012

Propagandas Legais 27 - Mitsubishi Lancer

   De volta para o Futuro!

   Muito legal! (embora eu ache que o design do DeLorean ainda veio de algum lugar mais ao futuro! hehe)



  Daniel Caldeira

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