O resultado de aumentar o limite de velocidade em 10km/h:
- 10% menos acidentes
- maior fluidez
- 25% menos multas
Limite de 110 km/h na freeway reduz multas em 25% Acidentes na via caíram em 10% após velocidade máxima aumentar em 10 km/h
"— Que menos acidentes ocorreriam, já era de se esperar: o pessoal dirige com mais atenção quando se aumenta a velocidade. É perceptível a rodovia menos afogada."O inverso disso é lógico:
Reduzir o limite de velocidade aumenta o numero de acidentes, multas e congestionamento.
Como para algumas autoridades, o que importa é aumentar o numero de multas, reduziram o limite de velocidade de 100km/h para 80km/h na imigrantes.... legal né?
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Limite de 110 km/h na freeway reduz multas em 25%
Acidentes na via caíram em 10% após velocidade máxima aumentar em 10 km/h
Depois que o limite de velocidade na freeway subiu de 100 km/h para 110
km/h, no 26 de novembro, o que desceu foi o número de multas. Na
comparação de dezembro de 2010 com o mesmo mês em 2011, houve uma
redução de 25% na quantidade de infrações e de 10% no número de
acidentes.
Especula-se que uma série de fatores esteja na raiz
dessa matemática. Um deles — o mais provável, concordam Polícia
Rodoviária Federal (PRF), Concepa e especialistas — é de que os
motoristas que já circulavam a 110 km/h deixaram de ser multados.
— Era
uma quantidade enorme de multas por excesso irrisório de velocidade –
comenta João Fortini Albano, professor do Laboratório de Sistema de
Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O
inspetor José Dirnei de Souza, chefe da 3ª Delegacia da PRF no Litoral
Norte, prefere a cautela: diz que, por enquanto, ainda é impossível
constatar mudanças significativas a partir do aumento da velocidade
limite.
— Logicamente, aqueles que já andavam a 110 km/h agora
estão legalizados. Mesmo assim, os números não mostram uma redução
drástica e indicam bastante imprudência — garante ele.
Souza
pondera que agora, mais do que nunca, o caminho ao Litoral precisa ser
transcorrido com atenção redobrada, já que os condutores enfrentam três
níveis de velocidade: 110 km/h na freeway, 100 km/h na rodovia
Osório-Torres (BR-101) e 80 km/h nas demais estradas de acesso a praias
do Litoral Norte, como a rodovia Maquiné-Capão da Canoa (ERS-407).
Chefe
operacional da mesma delegacia, Alexandre Bergamaschi Boss afirma que
os argentinos estão mais comportados e que eram eles os principais
responsáveis pelo alto número de infrações.
— Eles têm acelerado
menos de dois anos para cá, desde que começamos a cobrar as multas deles
nas fronteiras — avalia o policial.
Conforme o
diretor-presidente da Concepa, Odenir Sanches, a fluidez do trânsito
melhorou, e os congestionamentos reduziram-se — mesmo com o volume de
capacidade da rodovia se elevando em 1%. Sanches também celebra a queda
de 10% no número de acidentes:
— Que menos acidentes ocorreriam,
já era de se esperar: o pessoal dirige com mais atenção quando se
aumenta a velocidade. É perceptível a rodovia menos afogada.
Fonte: ZeroHora
Daniel Caldeira