sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

+10km/h = -10% acidentes - 25% multas + fluidez

    Pois é, coisas que eu sempre falei, mas que muita gente não acreditava.

    O resultado de aumentar o limite de velocidade em 10km/h:
     - 10% menos acidentes
     - maior fluidez
     - 25% menos multas

Limite de 110 km/h na freeway reduz multas em 25% Acidentes na via caíram em 10% após velocidade máxima aumentar em 10 km/h

   "— Que menos acidentes ocorreriam, já era de se esperar: o pessoal dirige com mais atenção quando se aumenta a velocidade. É perceptível a rodovia menos afogada."

   O inverso disso é lógico:
   Reduzir o limite de velocidade aumenta o numero de acidentes, multas e congestionamento.
   Como para algumas autoridades, o que importa é aumentar o numero de multas, reduziram o limite de velocidade de 100km/h para 80km/h na imigrantes.... legal né?

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Limite de 110 km/h na freeway reduz multas em 25%

Acidentes na via caíram em 10% após velocidade máxima aumentar em 10 km/h

Depois que o limite de velocidade na freeway subiu de 100 km/h para 110 km/h, no 26 de novembro, o que desceu foi o número de multas. Na comparação de dezembro de 2010 com o mesmo mês em 2011, houve uma redução de 25% na quantidade de infrações e de 10% no número de acidentes.

Especula-se que uma série de fatores esteja na raiz dessa matemática. Um deles — o mais provável, concordam Polícia Rodoviária Federal (PRF), Concepa e especialistas — é de que os motoristas que já circulavam a 110 km/h deixaram de ser multados.

— Era uma quantidade enorme de multas por excesso irrisório de velocidade – comenta João Fortini Albano, professor do Laboratório de Sistema de Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O inspetor José Dirnei de Souza, chefe da 3ª Delegacia da PRF no Litoral Norte, prefere a cautela: diz que, por enquanto, ainda é impossível constatar mudanças significativas a partir do aumento da velocidade limite.

— Logicamente, aqueles que já andavam a 110 km/h agora estão legalizados. Mesmo assim, os números não mostram uma redução drástica e indicam bastante imprudência — garante ele.

Souza pondera que agora, mais do que nunca, o caminho ao Litoral precisa ser transcorrido com atenção redobrada, já que os condutores enfrentam três níveis de velocidade: 110 km/h na freeway, 100 km/h na rodovia Osório-Torres (BR-101) e 80 km/h nas demais estradas de acesso a praias do Litoral Norte, como a rodovia Maquiné-Capão da Canoa (ERS-407).

Chefe operacional da mesma delegacia, Alexandre Bergamaschi Boss afirma que os argentinos estão mais comportados  e que eram eles os principais responsáveis pelo alto número de infrações.

— Eles têm acelerado menos de dois anos para cá, desde que começamos a cobrar as multas deles nas fronteiras — avalia o policial.

Conforme o diretor-presidente da Concepa, Odenir Sanches, a fluidez do trânsito melhorou, e os congestionamentos reduziram-se — mesmo com o volume de capacidade da rodovia se elevando em 1%. Sanches também celebra a queda de 10% no número de acidentes:

— Que menos acidentes ocorreriam, já era de se esperar: o pessoal dirige com mais atenção quando se aumenta a velocidade. É perceptível a rodovia menos afogada.


Fonte: ZeroHora

   Daniel Caldeira

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