quinta-feira, 22 de março de 2012

Mais sobre o novo sistema de pedágio em SP

    Mais uma vez o governo de SP pensando no seu rico dinheirinho na sua segurança.
    Como "suspeitavamos desde o principio", o tag que vai ser instalado nos carros não vai ser para evitar o roubo do seu veiculo, ajudando a preservar seu patrimonio.

     O tag vai ser usado pra fiscalizar quem está com os documentos vencidos, inspeção veicular atrasada (até ai, blz)... mas, como suspeitavamos, tambem vai ser usado para o controle de velocidade. Afinal, qualquer papagaio sabe dizer que "a maior causa de acidentes é o excesso de velocidade" (como vocês podem ver nesse video - e em varios outros nos "relacionados"), quando na verdade isso apenas significa "controlar velocidade é a forma mais simples de arrecadar dinheiro".

     Mas, voltando à questão do pedágio por km, o que eles estão propondo, não é um pedágio por km e sim MAIS pedágios por trecho! Num sistema de pedagio por km, você entra na rodovia e apenas na saida vai pagar (a distancia da sua entrada até a sua saída).
    AQUI eu explico sobre o verdadeiro pedágio por km.

EDIT: Ah, e antes que alguem reclame que o tag do "sem parar" não é o tag de "identificação obrigatório", na verdade a ideia deles é um sistema unificado, ou seja, vão terceirizar a bagaça e o grupo CCR ("dono" da maior parte das rodovias paulistas, da CONTROLAR e... advinhem? o Via fácil - clique aqui e veja) mais uma vez vai ganhar uns trocados. Alguem quer apostar?

    Daniel Caldeira

Fonte: Folha.com
21/03/2012 - 19h59

Governo vai usar novo sistema de pedágio para dar multa em SP

Publicidade
JOSÉ BENEDITO DA SILVA
DE SÃO PAULO
O governo de São Paulo vai começar, provavelmente em 2013, a multar os motoristas nas rodovias estaduais com base na velocidade média que eles desenvolverem em um determinado trecho.

Hoje, o motorista é multado apenas se ele estiver acima da velocidade permitida para a via no ponto onde estiver localizado algum radar.
Com isso, é comum, segundo o secretário de Estado dos Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, que o motorista reduza a velocidade apenas próximo ao radar. "Não terá mais aquela coisa de o cara ver o radar e meter o pé [no freio]", disse.
A autuação com base na velocidade média será possível com a implantação do pedágio por km rodado, chamado de Sistema Ponto a Ponto pelo governo do Estado.
O sistema é baseado na colocação de pórticos ao longo da rodovia, que, por meio da leitura de um chip colocado no veículo, detecta quando ele entra e quando ele sai da rodovia.
Como haverá pórticos instalados ao longo de toda a extensão de todas as rodovias pedagiadas, será possível ver em qual velocidade o veículo circulou em determinado trecho, ao longo da via toda.
O sistema começa a ser testado no próximo dia 9 em algumas rodovias e deverá estar definitivamente implantado em todo o Estado em 2013.
A autuação do motorista com base na velocidade média é usada em todos os países da União Europeia, segundo Ailton Brasiliense, especialista em trânsito e que participou da elaboração do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997.
Uma das questões a ser superada é a legal. Segundo Karla Bertocco Trindade, diretora-geral da Artesp (agência de transportes de SP), o governo ainda avalia se é necessária alguma alteração na legislação de trânsito.
Para Brasiliense, seria melhor que houvesse ao menos uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), para evitar questionamentos na Justiça.
"O que se deseja é segurança, evitar acidentes. Que não tenha motoristas circulando com velocidade acima do limite, nem freada brusca em razão do radar", disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Intense Debate Comments