terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Você sabe usar as luzes do seu carro?

     Esse texto abaixo eu escrevi a um tempo atrás para o site Acessórios Gurgel (www.acessoriosgurgel.com) do meu amigo Cesar. 

     Ainda pretendo escrever mais algumas coisas sobre o assunto, mas focando mais na parte tecnica e nas novidades, como tipos de farois, tipos de lampadas (Xenon, LED) e também sobre os DRL (Daytime Running Lamp - tambem conhecido como Farois de uso diurno).


Você sabe usar as luzes do seu carro?

     As luzes do seu carro servem para você ver, ser visto e se comunicar com os outros motoristas. Por isso, é extremamente importante que o sistema de iluminação do seu veiculo esteja com funcionamento perfeito. Além disso, é igualmente importante que você saiba fazer uso correto dele.

     Bom, vamos entender cada função do sistema de iluminação:
     - Lanterna (luz de posição, luz de estacionamento): geralmente é o primeiro estágio do botão de acionamento das luzes. Acionada, acende as lanternas traseiras (na cor vermelha), a luz de placa e as lanternas dianteiras (nas cores branca ou amarela). Serve para indicar a presença do veiculo quando estacionado em locais de pouca iluminação.
     - Farol Baixo: Acionado acende além das lâmpadas das lanternas as lâmpadas principais dos faróis. De acordo com nosso Código de Trânsito deve ser usado durante a noite (após as 18hs) e em túneis durante o dia (e a noite). A Direção Segura (ou Direção Defensiva) recomenda o uso dos faróis baixos durante o dia e a noite (na cidade e na estrada), pois torna seu carro mais visível para os demais motoristas.
     - Farol Alto: Pode ser lampejado (com acionamento por curto período) ou comutado com o farol baixo. Deve ser usado a noite em lugares sem iluminação pública e sem trafego de outros veículos na sua faixa de abrangência. Ao cruzar com outro veiculo, ou segui-lo, o farol deve ser comutado para seu facho baixo. Ao ser lampejado indica aos outros motoristas sobre algo incomum na pista (como acidente a frente, ou animais na pista) e sugere que estes redobrem a atenção. Também é usado para sinalizar ultrapassagem.
     - Setas indicadoras: Luzes dianteiras e traseiras na cor âmbar (na traseira podem ser vermelhas). Ao serem acionadas, acendem intermitentemente para indicar mudança de direção. Servem também para sinalizar pedido de ultrapassagem e permissão/negação de ultrapassagem. (Existem ainda os repetidores laterais das setas, ficam na lateral do veiculo, geralmente no paralama dianteiro ou no retrovisor)
     - Luz de emergência: Ao ser acionado pisca simultaneamente as setas indicadoras de ambos os lados. Como o nome sugere, deve ser usado apenas em emergências e com o veiculo parado.
     - Luz de freio: é acionada ao pisar no pedal do freio, tem cor vermelha e deve ser mais intensa que a lanterna traseira. Sinaliza que o motorista acionou o freio e sua velocidade irá reduzir.
     - Luz auxiliar de freio: também conhecida como “Brake-light” ou 3ª luz de freio. Tem exatamente a mesma função da luz de freio, porém fica num ponto mais alto e central do carro.
     - Luz de ré: é acionada ao engatar a marcha à ré. Tem cor branca e fica localizada na traseira do veiculo.
     - Luz de neblina: Ao ser acionada acende uma lâmpada traseira de intensa luz vermelha, geralmente fica posicionada num ponto baixo do veiculo (como os parachoques). Serve pra sinalizar a presença do seu veiculo na neblina (e só deve ser usada em neblina, caso contrario pode atrapalhar a visão dos outros motoristas).
     - Farois auxiliares de neblina: Servem para iluminar as faixas laterais da pista. Ficam numa posição baixa para não serem tão influenciadas pelas gotículas de água da neblina. Devem ser usadas junto com os faróis baixos.
     - Farois auxiliares de milha: São faróis de longo alcance, devem ser acionados independentemente e somente quando o farol alto estiver acionado.
     Assim sendo, recomendamos o uso do farol baixo sempre que o veiculo estiver em movimento, uso da luz de posição quando parado para carga/descarga ou embarque/desembarque durante a noite ou estacionado em lugar escuro e perigoso (no sentido de causar acidentes por não ser visto).
     As mudanças de faixa, assim como conversões (por mais óbvias que pareçam) devem sempre ser sinalizadas com as setas. Após a manobra, devem ser desligadas imediatamente.

Sinalizando ultrapassagens

     Uma ultrapassagem segura é uma ultrapassagem sinalizada. Ao decidir que vai ultrapassar o veiculo a sua frente, acione a seta para a esquerda e lampeje o farol alto (faça isso mantendo a distância de segurança), não seja irritante, aguarde pacientemente até o motorista lhe dar passagem. Em pista simples proceda da mesma forma antes de passar para a pista oposta. Após a ultrapassagem, volte para a direita sinalizando com a seta.
     Ao ser ultrapassado, facilite sinalizando. Em caso de pista dupla (ou simples com faixa adicional), mantenha-se na direita e sinalize com a seta para esse lado. Em pista simples de faixa única, sinalize com a seta para a direita, e fique mais a direita possível. Se não for possível dar passagem, ou em pista simples perceber que vem outro veiculo no sentido oposto que torne a ultrapassagem perigosa, sinalize com seta para a esquerda.

Manutenção do sistema de iluminação

     Bom, acredito que não reste duvidas da importância do perfeito funcionamento de todas as luzes do seu veiculo. Além da segurança, ainda evita uma multa e perda de alguns pontos na CNH.
     Mas, como manter?
     Bom, o mais simples é a inspeção visual, que qualquer um pode fazer em qualquer lugar, acionando as luzes e verificando se todas acendem. Verifique também a intensidade das luzes. Acontece que com o tempo, algumas coisas imperceptíveis vão acontecendo e o sistema vai perdendo sua eficiência: as lâmpadas escurecem devido ao vapor dos filamentos, diminuindo sua intensidade luminosa. Assim como o plástico das lanternas, ou os refletores internos se tornam cada vez mais opacos e escurecidos. Problemas na fiação também podem ocorrer, diminuindo a tensão que chega nas lâmpadas. Outra coisa bastante comum são os faróis desregulados – por causa dos buracos ou mesmo por conta de pequenas batidas.
     Alguns fabricantes de lâmpadas sugerem a troca das lâmpadas dos faróis a cada 50mil km ou 3 anos, justamente por causa do escurecimento das lâmpadas. Já a regulagem dos faróis devem ser feitas a cada 10mil km (faça sempre que fizer o alinhamento/balanceamento/rodízio – as oficinas que prestam esses serviços geralmente tem o equipamento para verificar a regulagem dos faróis e não vão te cobrar nada a mais por isso) ou sempre que perceber algo anormal com os faróis (motoristas que vêm no sentido contrário e piscam o farol alto, mesmo quando você utiliza o farol baixo é sinal que seu farol está desregulado!).
     Nunca utilize lâmpadas diferentes das originais! Lâmpadas com luz azulada ou de alta potência (geralmente 100W) além de proibidas, elas vão contra o bom senso e a segurança! (justamente por isso são proibidas).
     As lâmpadas de 100W podem incendiar seu veículo, pois a fiação original não suporta toda essa potência (as lâmpadas originais tem no máximo 60W de potência). Mesmo com a utilização de fiação mais grossa e relês auxiliares elas ainda podem causar problemas. Elas esquentam mais que as originais, podendo derreter o refletor do farol, ou queimá-lo, escurecendo-o e diminuindo a eficiência do sistema.
     Além disso, lâmpadas mais intensas que as originais ofuscam os outros motoristas, trazendo risco para todos ao redor. No caso da perda de controle, ele pode acertar seu carro de frente! Além disso, na ocorrência de muitos motoristas usando essas lâmpadas intensas, ocorre irritação nos olhos com consequente dor de cabeça, que diminuem consideravelmente o conforto do motorista, deixando-o sujeito a irritabilidade, o que influencia no comportamento do motorista, que pode comprometer a segurança do transito.
     Lâmpadas com luz muito branca são adequadas para enxergar perto, quanto mais longe, menor a percepção de distância teremos. Na neblina também a luz branca mais atrapalha do que ajuda. O correto no caso de neblina e para medias e longas distâncias são as luzes amareladas (lembra que os faróis de neblina e milha antigamente tinham lentes amarelas?). Pois é, elas garantem melhor distinção das distâncias. As lâmpadas originais têm coloração entre o branco e o amarelo, garantindo boa visualização nas curtas, médias e longas distâncias, e sem prejudicar sua visão no caso de neblina!
      Um sistema original com todos os cuidados de manutenção tomados garante uma viagem mais tranquila e segura. 


Curiosidade: Iluminação e o Gurgel

     Existe um detalhe curioso no BR-800 com relação a iluminação. Todos sabemos que o Sr. Gurgel considerava muito a segurança nos seus carros. Assim, o BR-800, mesmo sendo projetado para ser um veiculo extremamente barato possuía a 3ª luz de freio de série.
     Nos primeiros modelos, tinha quatro lâmpadas para luz de posição (de pólo duplo, compartilhadas com o freio) e mais a luz auxiliar de freio, que neste caso era a 5ª luz de freio!
      Além disso, o carro vinha com faixas reflexivas nos pára-choques dianteiros e traseiros, além dos refletores no pára-choque traseiro. Assim, o BR-800 é um veiculo que não passa despercebido no trânsito, nem mesmo durante a noite!
     No Supermini, além da luz auxiliar de freio, havia também repetidores das setas em posição elevada.
     Num carro de baixo custo, eliminar uma lanterna com sua lâmpada e fiação faria todo o sentido. Mas para o Sr. Gurgel, parece que a segurança vinha em primeiro lugar.
     Para efeito de comparação, o automóvel nacional mais caro na época de lançamento do BR-800 era o Chevrolet Opala Diplomata SE, que não possuía a luz auxiliar de freio nem como opcional (no máximo era instalado como acessório).
     Não sei como está hoje, mas até pouco tempo atrás, algumas seguradoras de veículos instalavam a luz auxiliar de freio gratuitamente. Elas tinham estudos que provavam ser mais barato instalar esse equipamento do que arcar com os custos de reparo de uma colisão traseira!
     Somente agora, nos modelos 2010 é que as outras fabricantes nacionais estão instalando os “brake-lights” desde as versões mais básicas dos veículos. O Sr. Gurgel já fazia isso desde o final da década de 80 ao lançar o primeiro veiculo 100% nacional!

Daniel Caldeira

Intense Debate Comments