sábado, 20 de novembro de 2010

Segurança Veicular - Destruir para Salvar

Nove carros de seis marcas diferentes, três deles em duas configurações diferentes,  são comprados sigilosamente em países da America Latina, colocados em containers e enviados para a Alemanha… o objetivo? Destruí-los!

Lançado mês passado, o Latin NCAP é uma entidade independente que testa a segurança dos veículos comercializados na America Latina.  A entidade segue o mesmo padrão da Euro NCAP (na realidade, os testes são feitos nos proprios laboratórios da Euro Ncap), com as notas sendo divulgadas em formar de estrelas (de 0 a 5).

Embora a Euro Ncap realize diversos tipos de teste (capotamento, colisão lateral, colisão traseira entre outros) os testes realizados para a Latin Ncap foi apenas o de colisão 40% contra barreira deformável. O teste é feito a 64km/h. São usados 2 dummies “adultos” nos bancos dianteiros e 2 dummies equivalentes a crianças de 3 anos e de 18 meses, utilizando as famosas cadeirinhas homologadas pelo Inmetro.

Os resultados não foram animadores, ficando bem abaixo dos correspondentes europeus tanto pra adultos como para crianças.

Primeiramente, analisemos o Corolla, é um XEi equipado com airbags (de série) que custa R$76.300,00, mas é esperado que o resultado seja o mesmo da versão XLi (a partir de R$62.110,00) que também possui os airbags frontais de série (mas não os laterais do XEi - que não são utilizados em caso de colisão frontal).

Versão latina

Bom, dentre os testados, o Corolla foi o que se saiu melhor, obtendo 4 estrela em proteção para adultos e apenas 1 para as crianças.

Agora comparemos com o Corolla vendido na Europa, testado em 2007:

Versão europeia

Resultado? 5 estrelas para adultos, 4 para crianças (quanto a segurança das crianças, farei um comentário geral no final)... repare (fica bem visivel analisando a coluna A) que o Corolla tupiniquim tem uma deformação maior que o Corolla europeu, Teoricamente, era para serem iguais!

Agora analisemos o caso da minivan Meriva. A versão testada foi a GL Plus com airbags, esse versão não está disponivel no Brasil. A unica versão disponivel com airbags, no Brasil, é a Premium (no 2° pacote) e que tem preço de tabela de R$55.188,00.

Versão latina

A nota? 3 estrelas para adultos, 1 para crianças. A versão europeia (saiu de linha este ano) recebia 4 estrelas para adultos e não há nota para crianças no site da EuroNCap.

Versão europeia

O resultado da colisão frontal a 40% foi muito semelhante. O problema na Meriva Latina foi a abertura da porta traseira (do porta-malas) durante a colisão, ocupantes poderiam ser ejetados do veiculo. A questão é: por que abriu? falha de projeto ou falha na hora de preparar o veiculo para o teste? Já que o sistema de trava da Meriva tupiniquim é o mesmo da Meriva europeia de 2003.

Bom, agora vamos falar de um modelo popular, lider de vendas: o VW Gol.
A atual geração do compacto popular da Volkswagem data de 2007 e é exclusividade nossa (sim, o Gol não é comercializado em nenhum outro lugar do mundo a não ser na America Latina).
Nessa geração, a plataforma do Gol deriva da mesma plataforma do Polo que começou a ser fabricado no Brasil em 2002. Em 2002 a EuroNCap testou o Polo e ele obteve 4 estrelas para adultos.

A Latin NCap testou 2 versões do Gol, uma com airbag, e outra (como a maioria dos Gols vendidos) sem airbags. O Gol custa, sem airbags, a partir de R$29.410,00. Para ter um com airbags, terá que desembolsar no minimo R$34.970,00

Com Airbags:

Sem Airbags:

Com airbags o Gol recebe 3 estrelas, sem o equipamento, recebe apenas 1! Para as crianças recebe 2 estrelas.
Por ser um projeto recente, a decepção com o Gol é ainda maior. No caso da versão sem airbags, o risco de morte para o motorista é grande!

Crash Test Polo 2002:

Agora, o outro sucesso de vendas: Fiat Palio. Assim como o Gol, foi testado com e sem as bolsas infláveis.
Usando a mesma plataforma desde 1996, o palio passou por 3 face-litfs, sendo o ultimo (modelo 2008 chamado de G4) o mais profundo. Entretanto, o carro é praticamente o mesmo desde 96. Seu projeto é uma derivação para "mercados emergentes" do Punto europeu de 1993.
Custa a partir de R$28.900,00 sem airbags, e a partir de R$32.078,00 com airbags.

Com Airbags

Sem airbags

O resultado até que surpreendeu para uma base tão antiga, o Palio recebeu 3 estrelas quando com airbag e apenas 1 quando sem airbag, para crianças recebeu 2 estrelas

O Fiat Punto que deu origem ao Palio de 1996 foi  bem pior... Recebeu 2 estrelas no teste feito em 1997. Importante ressaltar que essa nota é de acordo com as regras validas até 2002... em 2002 as regras mudaram e se tornaram mais rigidas. Se fosse avaliado com as regras atuais, o Punto de 97 provavelmente receberia 0 estrelas...

Fiat Punto 1997 - tire as crianças da sala!

A proxima vitima da barreira deformável é o Peugeot 207 Made in Brazil. Na verdade, trata-se apenas de uma reestilização do Peugeot 206 e não tem nada a ver com o 207 vendido na europa.
O 207 é vendido no Brasil por preços a partir de R$29.900,00 sem airbag, e a partir de R$30.900,00 com airbag.

Com Airbags

Sem Airbags

O resultado é pior que os compactos da Fiat e VW. Com airbags recebeu apenas 2 estrelas para adultos, sem o dispositivo recebeu apenas 1
O 206 europeu obteve 4 estrelas em 2000 (regras antigas).

206 ano 2000 europeu

O último (e mais assutador) teste foi com o Geely CK1. O sedan de origem chinesa não recebeu nenhuma estrelinha para adultos e 2 para crianças. O veiculo não era equipado com airbags, mas, segundo a Latin NCAP, o airbag não faria diferença, pois o motorista morreria esmagado do mesmo jeito!
O Geely CK1 não está disponivel para venda no Brasil (e não faz falta nenhuma!).

Tirem as crianças da sala novamente!

PROTEÇÃO PARA AS CRIANÇAS

Os testes do Latin NCap usaram cadeirinhas para crianças homologadas pelo Inmetro. Mesmo assim, os resultados foram muito ruins. Na verdade, as notas obtidas pelos carros, mais tinham a ver com a cadeirinha do que com o proprio carro.
A fixação das cadeirinhas com o cinto de segurança se mostra ineficiente. Repare que os carros que receberam 2 estrelas para as crianças foi pq a cadeirinha se apoiou no banco dianteiro. Com isso, carros com maior espaço interno (maior entre-eixos), como Corolla e Meriva, receberam apenas 1 estrelinha. Agora, por que os equivalentes europeus foram tão superiores nesse aspecto? A resposta é o sistema ISOFIX para fixação das cadeirinhas. com esse sistema, a cadeirinha fica fixada diretamente a estrutura do carro, sem utilizar o cinto de seguranças para adultos.
No Brasil, apesar de alguns carros chegarem aqui com esse sistema, seu uso é proibido, já que não temos fabricantes nacionais para esse tipo de cadeirinha, e o CONTRAN exige o selo do Inmetro, coisa que essas cadeirinhas ainda não tem, por serem importadas.

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