terça-feira, 1 de março de 2011

Golf preto, calibre 38....

Fato absurdo ocorrido em Porto Alegre: um motorista atropela 50 ciclistas (claramente de forma intencional) que participavam da manifestação "Massa Critica", que prega "Mais amor, menos motor".
O caso ganhou repercursão internacional, mas isso, talvez tenha ocorrido somente porque o movimento tem abrangencia internacional e porque tudo foi registrado por cameras. (Veja video abaixo)



Mas, o mais revoltante é saber que coisas assim acontecem todo o dia, não só com ciclistas, mas principalmente com pedestres!
O estresse e o caos reinam no transito. Não há respeito! Existem as regras (inclusive para ciclistas e pedestres!) mas não são respeitadas, afinal, multa é só pra excesso de velocidade (com uma camera, nem sempre idonea) ou avanço de sinal vermelho (tambem com camera). Ou seja, onde não há cameras, tá tudo "liberado", cada um faz segundo tiver vontade, o outro "que se dane".

No incidente de Porto Alegre, o motorista do Golf estava TOTALMENTE errado em sair atropelando todo mundo.

Mas, vale notar também o desrespeito ao CTB por parte dos ciclistas, que não poderiam fechar a rua da forma que fizeram:
"Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores."

De forma nenhuma isso justifica a atitudo do motorista-criminoso, que desrespeitou de uma só vez, além da CIDADANIA e o BOM SENSO, os artigos 201 e 220:
"Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:
Infração - média;
Penalidade - multa."


"Art. 220. Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito:
(...)
XIII - ao ultrapassar ciclista:
Infração - grave;
Penalidade - multa;"


Continuamos na luta por um trânsito sustentável, onde os pedestres tenham calçadas para andar, faixas de segurança para atravessar, onde os ciclistas tenham ciclovias, ciclofaixas e reconhecimento no transito, onde o transporte coletivo seja rapido, confortável e menos poluente possivel, onde as motos não sejam pilotadas por kamikases, e onde os carros sejam seguros, não poluentes, tenham boas vias, sinalizadas, em bom estado e, principalmente, que todos usem dos meios de transporte de forma racional!

Daniel Caldeira

Intense Debate Comments