quinta-feira, 24 de novembro de 2011

LatinNCAP ataca novamente!!!

E os dummies barbeiros da Latin NCAP entraram em ação novamente. Confesso que já estava com saudades!

Dessa vez, o resultado foi bem mais aterrorizante, com algumas surpresas (desagradaveis) no enredo!

Estrelando (ou deixando de "estrelar") Chevrolet Celta, Chevrolet Classic, Chevrolet Cruze, Ford Focus, Ford Ka, Fiat [novo] Uno, Nissan March e Nissan Tiida (com 1 e com 2 airbags) vamos olhar caso por caso. Indo do dummie mais pobre (aquele que comprou o Ka em 60 prestações) até o mais endinheirado (que acabou de colocar um Cruze na garagem).



Ford Ka Fly Viral

Custando a partir de R$ 24500,00, temos o Ford Ka:

No 7ºms o volante vai de encontro ao peito do dummie, e logo em seguida, vai o painel inteiro! O teto dobra (não vai ser novidade daqui pra frente) e a porta abre... Uma estrela para o Ford Ka e um milhão de estrelas ao redor da cabeça do dummie...
Ah, o Ford Ka tem como opcional (de catalogo, nunca vi disponivel numa concessionaria) as bolsas inflaveis frontais (Airbag duplo), mas, não mudariam muito o resultado... Pra quem acha o carro fofinho e bonitinho e o quer com os airbags, vai ter que desembolsar R$31.590,00

Chevrolet Celta 

Base antiga (a mesma do Corsa B), projetado para ser barato (só pra produzir), não dava pra esperar muito do resultado do carro de entrada da Chevrolet no Brasil.

Uma estrelinha pro Celta...
Painel e volante esmagando o motorista, teto dobrando, porta abrindo... tudo isso a partir de apenas R$26350,00 (e financiam em 60x sem entrada!). Airbag? Leve seu travesseiro, porque não tem nem como opcional.

Fiat Novo Uno 

Novo Uno, Novo Tudo... Uni duni te... e por ai vai, fazendo sucesso (em alguns meses, desbancou o Gol na liderança de vendas - somam Novo Uno com Mille). Mas, e a segurança?
Bom, o novo uno foi alardeado como um projeto todo novo (que quem é mais informado e pesquisou bem - e foi olhar as entranhas do carro - sabe que não é bem assim) e inclusive teve um video de um Chash test feito pela Fiat vinculado aos materiais publicitarios.
Ah... mas o carro fez tanto sucesso que até mesmo um dos dummies barbeiros da LatinNCAP quis um pra ele! E, como quase todo mundo, comprou a versão SEM airbags (claro, pra ter esses itens superfluos e que nao servem pra nada, tem que gastar um dinheirao a mais, o que poderia ser "investido" em um Sonzão, Rodas "dahora" ou mesmo um DVD no painel - xik nu'rtimo!!!). Bom, mas, como todo dummie que se prese, foi andar pelos caminhos errados... aqueles, que diria o poeta, em que "tinha uma barreira no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma barreira"... e, eis o resultado:

E, para o Novo Uno, Novo Tudo.. solo una stella, fratello!
Tudo isso pela bagatela de apenas R$26650,00 (A partir de R$31950,00 com duplo airbag)...
Os airbags certamente ajudariam um pouquinho...

Nissan March

Enfim, o japones que todos podem comprar! (e qual a vantagem disso?) Bom, o compacto (até demais para quem já entrou dentro!) japones custa a partir de R$27790,00, vem com Airbag Duplo de série! e ainda tem um projeto recente? Com um curriculo desses, é para ser um veiculo estrelado, certo?
Pois então, veja o que acontece com o dummie de olhos puxados:

Esperavamos mais! Eu particularmente esperava no minimo 3 estrelas (aquelas que gol e palio com airbag conseguiram nos testes do ano passado). O March ganhou apenas 2 estrelas... não deixa de ser a opção mais segura abaixo dos R$30.000,00 mas, ainda assim, ficou um gostinho de "derrota".


Chevrolet Classic

Esse carro é um classico da Chevrolet, lançado em 1995 como Corsa Sedan, o sedan compacto da GM fez tanto sucesso que até hoje, 16 anos depois, é o sedan mais vendido do Brasil!
Fez tanto sucesso que, em 2002, quando a GM lançou o Corsa C (hatch e sedan), a GM simplesmente não conseguiu tirar o carrinho de linha! (E olha que o Corsa sedan C é superior EM TUDO, e não custava tanta coisa mais a mais na epoca). Hoje, a partir de R$28600,00 você pode ter um "Classico" desses novinho na garagem! Mas, lembre-se de ser cuidadoso! Afinal, veja o que acontece com dummies desastrados:

Uma estrela apenas... O Classic não disponibiliza airbags nem como opcional! Mas, nos seus tempos de maior status como Corsa Sedan, ele jã teve duplo airbag e abs como opcionais.

Bom, agora saindo dos populares (abaixo de R$30.000,00), vamos para a turminha de dummies com melhores condições financeiras...


Nissan Tiida

O carro do Hiro da serie Heroes (Nissan Versa) é a opção mais em conta da turminha do andar de cima (a partir de R$48990,00). Ele foi testado em duas versões, com um e com dois airbags. No Brasil, só temos o Tiida com airbag Duplo (caronistas, alegrem-se!) mas vc pode desligar o airbag do passageiro se quiser fazer o teste com apenas um airbag...

Três estrelas para a versão com airbag apenas para o motorista...


Com airbag duplo, quatro estrelinhas!

Vale prestar atenção na deformação da carroceria... enquanto nos carros pequenos tivemos teto dobrando, portas abrindo e todo aquele show de horrores... com o Tiida a coisa ficou bem menos chocante.

Ford Focus

Numa concessionaria Ford, bem ao lado daquele Ka que recebeu apenas uma estrelinha temos o Focus, que, apesar de começar custando mais do que a soma de dois Ka de entrada (R$54790,00), nos dá um resultado com mais do que a soma de estrelas de 2 Ka...

Com quatro estrelas, o Focus garante a preservação do habitaculo e dos seus ocupantes.

Chevrolet Cruze

Ele acabou de chegar em terras brasilis e já foi passear e se acidentar nos laboratorios europeus da LatinNCAP. O novo Chevrolet chega com preços a partir de R$67900,00 e com grandes expectativas sobre ele. Já vem com 4 airbags (2 frontais e 2 laterais) desde a versão de entrada.


Bom, quatro estrelas e não muito para falar... mais alguns airbags (joelho no caso) certamente levariam o Cruze a nota maxima no impacto frontal a 40% offset. No Cruze LTZ, temos 6 airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), falta o de joelho.

Bom, espero que todos possamos ter condicoes de passar para o 2º grupo e termos carros mais seguros, pois, se for para ter populares, a coisa realmente esta complicada!

Para ver os resultados do LatinNCAP no ano passado, clique aqui.

Daniel Caldeira

Intense Debate Comments