sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Final de ano tá chegando, prepare já seu carro pra viagem!

    Já estamos no ultimo mês do ano, época de férias escolares e quando se tira um tempinho para viajar. Nem que seja apenas na última semana do ano, entre os feriados de Natal e Ano novo.

   Nada mais chato do que ficar parado no meio do caminho porque o carro pifou, né? Pior ainda quando o problema do carro causa um acidente, que pode, muito além dos danos materiais, deixar mortos e feridos.


   Para colocar o carro na rua (sim, na rua, antes de chegar na estrada) temos que estar com a manutenção em dia! Não apenas para viajar pra praia ou para a casa da vovó no interior, o carro tem que estar em ordem até mesmo para ir na esquina comprar pão... espera aí!!! pegar um carro pra ir na esquina comprar pão é idiotice... basta um bom calçado!!! Bom, retomando ao assunto e lembrando que você é consciente o suficiente para não usar o carro desnecessariamente.. você também deve ser consciente para manter a manutenção em dia e evitar problemas.

   Vamos então a lista de coisas que devem ser checadas periodicamente (mas que você esqueceu) e que sempre é bom checar antes de uma viagem. Vou dividir a lista em duas partes, na primeira o que você pode checar na garagem de casa, na segunda parte, aquilo que vai precisar levar numa oficina...

    Cheque você mesmo:

    1º Condição geral dos pneus: o item mais importante do carro, é ele que faz o contato do carro com o solo. Pneu ruim significa problemas para parar, fazer curvas ou mesmo seguir em frente!
    • Verifique o estado geral com relação ao desgaste que não pode ser acentuado nem irregular. Desgaste irregular pode indicar problemas de suspensão ou descolamento da banda de rodagem do pneu.
    • Verifique os sulcos! “Eles devem ter no minimo 1.6mm de profundidade”... BESTEIRA! Ainda mais com as chuvas de verão, garanta pneus com no minimo 3mm de sulco!
    • Procure por pequenas rachaduras, elas denunciam a idade do pneu. Com o tempo, a borracha resseca e fica com pequenas rachaduras, que, sob forte solicitação pode fazer uma rachadura maior, dai o ar sai rapidamente e você jã pode imaginar o resultado da tragedia! O período de “validade” do pneu é de 5 anos, depois disso começam a aparecer as rachaduras. (em outro post ensinarei a descobrir a data de fabricação de um pneu).
    Falha em qualquer um dos itens acima? Aproveite o 13º salario para comprar pneus novos (novos de verdade, fuja de remolds, ressolados, recalchutados ou qualquer coisa diferente de um pneu novo de verdade!). Alias, se seu pneu é um desses re-qualquercoisa, mesmo que não apresente nenhum problema dos listados acima, recomendo trocá-los assim que possível!
    O pneu parece estar beleza? Ótimo! Verifique a pressão deles... esqueça as 28 “libras” e consulte o sr. Manuel do Proprietário. Não tem? Tá em algum lugar mas não sabe onde? Então procure na portinhola do tanque ou nos batentes das portas uma etiqueta que terá essas informações!
    Calibre sempre com os pneus frios!
    Lembre-se quando for pegar estrada é recomendável colocar de 2 a 4 psi a mais, isso ajuda a reduzir o consumo de combustível e o desgaste do pneu.
    Não esqueça do estepe!!! é a maior furada ter um estepe vazio!!!

    2º Condição geral das luzes: verifique se todas as lampadas do carro estão funcionando direito! [é sempre bom ter uma lampada extra (de cada tipo) e saber como se faz para trocá-las].

    3º Limpadores de para-brisas: é só jogar água no vidro e ligar o limpador. Ficou com “trilhas”? As palhetas trepidaram? Se sim, hora de comprar palhetas novas!
Verifique também o nível de água do reservatário do lavador de para-brisas. Ah, não esqueça da palheta traseira (se seu carro tiver).

    4º Equipamentos: verifique os equipamentos obrigatórios:
    • Extintor de incêndio: estar vencido pode significar multa e apreensão do veiculo, mesmo que esteja “usável”;
    • Triângulo de emergência, chave de roda e estepe (virou “moda” roubar estepe, hoje, valem mais do que um cd-player no mercado-negro!), massssss... como você é consciente e calibra o estepe toda semana você dificilmente será surpreendido numa emergência! :)

    5º Documentos: o tempo passa tão rápido que podemos até esquecer de alguma coisa. Verifique:
    • IPVA;
    • Seguro obrigatório;
    • Licenciamento anual;
    • SUA CNH! Essa deve ser a recordista de esquecimentos, como tem validade de 5 anos, não é tão comum lembrarmos dela. Conduzir com ela vencida pode trazer muitos problemas!

    Bom, agora você jã está pronto! Para a viagem? Não! Pronto pra ir na oficina de confiança e verificar mais coisas.
    6º Freios: lembre-se: mais importante que andar é poder parar! O mecânico verificará o desgaste das pastilhas e lonas de freio, verificará discos e procurará por vazamentos no sistema. Se o veiculo tiver ABS e a luz do painel estiver acesa, será necessário usar um scanner para verificação.
    7º Suspensão: Devem ser verificadas as buchas, bandejas, molas e amortecedores. Ao contrário do que pregam as oficinas e auto-centers, a substituição de molas e amortecedores não é feita por prazo ou quilometragem. A substituição só é feita quando esses componentes apresentam desgastes. Verifique também cambagem e alinhamento das rodas, se o carro estiver “puxando” pra algum lado ou apresentar desgaste irregular dos pneus. Se o veiculo apresentar trepidação, faça o balanceamento das rodas!
8º Regulagem dos faróis: Pois é, os faróis precisam ser regulados! (acredite, tem gente que duvida disso!) Com o tempo (na verdade, com os buracos) os faróis perdem a regulagem e passam a iluminar no lugar errado. Alguns iluminam seu parachoques, outros iluminam o fundo do globo ocular dos outros motoristas! Em ambos os casos é errado e extremamente perigoso! A regulagem é simples, mas requer um gabarito para ser feita corretamente (tem como fazer em casa, mas é bastante impreciso).
DICA DO CALDEIRA: Se o seu carro não possui regulagem elétrica dos faróis e você vai viajar com o carro lotado (levar a sogra, papagaio, cachorro, gato – não esqueça que todos devem usar o cinto e cadeirinhas adequados – até mesmo sua sogra! Explicarei o motivo em outro post, algum dia) você pode evitar varias buzinadas e farol alto na sua cara.
    O segredo é fazer a regulagem com o carro lotado. Quando você carrega o carro, a traseira dele abaixa e a dianteira fica mais alta, mudando o ângulo dos faróis (E acertando em cheio os lindos olhos dos motoristas que vem em sentido contrário). Fazendo a regulagem com carga total a única desvantagem é que quando trafegar com o carro vazio o farol vai ter um alcance um pouco menor (nada exagerado).
    Se você possui algum veiculo da linha Palio ou Gol antigo (até o G4), certamente você terá que fazer isso se não quiser ser um vilão do transito!

    9º Óleo e filtros: A periodicidade das trocas constam no Manual do proprietário. Use sempre o tipo de óleo indicado pelo manual, nunca use um óleo de classificação inferior e, mesmo com classificação superior pode te trazer problemas!
    Respeite o prazo de troca do Manual, não existe esse papo de “óleo de 5mil km e óleo de 10mil km”. O que define o período de troca é o fabricante do motor! (E ele é amigão do Manuel)
    Troque o filtro de óleo. Embora a maioria dos Manuais digam pra você trocar o filtro a cada 2 trocas de óleo, eu recomendo a troca do filtro em todas as trocas de óleo. Quando você mantem o filtro velho, ele contem óleo velho dentro que mistura-se e contamina o óleo novo. O filtro é barato e trocá-lo sempre não tem contra-indicação!
    Como diria um amigo meu: “trocar o óleo e não trocar o filtro é o mesmo que tomar banho e não trocar a cueca”...
    10º Arrefecimento: O Manuel (esse cara sabe tudo!) dirá quando deve ser feita a troca do liquido de arrefecimento (que não é água torneiral pura!!!). Muitas oficinas vão te dizer que tem que trocar toda semana... mas, nesse caso, confie no Mané!

    É extremamente importante fazer a manutenção preventiva do veículo de acordo com o PLANO DE MANUTENÇÃO do fabricante. Todos esses itens listados acima constam no plano de manutenção e o intervalo de verificação deve ser respeitado (tempo e quilometragem).

    Bom, agora que você jã sabe o que é preciso verificar antes de pegar estrada, mãos a obra! E não deixe para a ultima hora! Evite oficinas congestionadas (= serviço mais caro e “nas coxas”) e, se alguma coisa mais grave for detectada você tem um prazo maior pra pesquisar preços e fazer o serviço com calma.

Daniel Caldeira

Intense Debate Comments