Nessa época do ano em que o preço do Etanol sobe mais que o normal é comum recebermos aquele famoso SPAM revoltado que diz ter a fórmula para a redução do preço da Gasolina.
O e-mail sugere um boicote a determinada bandeira (normalmente a bandeira BR da Petrobrás) e com o boicote eles iriam baixar o preço e estaria tudo resolvido. Bom, pra começar isso seria completamente inútil, visto que 98% da gasolina vendida no País vem da Petrobrás e então é distribuída para as diversas bandeiras de postos.
Ao invés de "mandar para todos os seus contatos" um e-mail que não vai resolver nada (a não ser de gerar listas de e-mail para Spammers - que é o objetivo desse tipo de corrente na internet), você pode divulgar técnicas que realmente podem fazer o gasto com combustível diminuir, além de ajudar a reduzir as emissões dos gases que irritam nossos narizes, causam diversos problemas de saúde e contribuem para o efeito estufa. A saída é usar o automóvel de forma mais eficiente, economizando combustível.
Bom, talvez muita gente ache que pra economizar combustível tem que ficar andando feito uma tartaruga-sonolenta-com-preguiça-de-ir-trabalhar... Não! Inclusive isso vai te fazer consumir mais combustível ainda! Claro que querer andar como um piloto de rally, extraindo o máximo de potência do motor e com acelerações e frenagens bruscas vão fazer o indicador da quantidade de combustível no tanque se mover rapidamente para a posição "Vazio". Então, existe um meio termo que te garante economia de combustível e menos estresse.
Como ficou um post muito grande, dividi em 3 partes: preparação do veículo, técnicas de direção e comportamento no trânsito.
Primeiro vou falar sobre a preparação do veículo:
- · Retire o excesso de peso
A regra é clara, quanto mais peso quer carregar, mais combustível vai ter que pagar! Evite levar suas coisas pra passear desnecessariamente! Se estiver acima do peso, procure um nutricionista ou uma academia :P
- · Programe e ida ao posto dentro da sua rota
Desviar vários quilômetros para passar num posto mais barato pode não valer a pena, você pode acabar gastando mais com o combustível para o deslocamento extra do que gastaria pagando alguns centavos a mais por litro num posto no seu caminho.
Outra coisa que não se deve fazer é sair de casa apenas para abastecer o carro. Simplesmente abasteça num posto no meio do seu trajeto.
- · "Complete, por favor!"
Não sei de onde tiraram a idéia de abastecer de 10 em 10 reais gasta menos dinheiro. Se você já está no posto de combustível, complete o tanque! Isso vai diminuir a quantidade de vezes que você vai ao posto, sem contar que ainda economiza tempo!
Agora, para abastecer, nunca deixe o frentista encher até a boca. A forma correta é abastecer até a primeira travada automática da bomba. Acima disso, o combustível extra pode ir parar no canister (que é um filtro de vapor de combustível) e, com isso, o mesmo vai ser danificado. Em alguns carros, é possível colocar quase 10 litros a mais se entupir a tubulação e o canister de combustível! Fique atento a isso e não permita que o frentista coloque mais combustível do que deve!
Outra dica que sempre dão é abastecer de manhã, quando o combustível ainda está frio e portanto mais denso. Assim, você estaria comprando mais combustível, por menos dinheiro. Na pratica não vi diferença significativa nesse aspecto.
- · Controle o consumo do seu carro
Uma boa forma de controlar a saúde do motor do seu carro é acompanhar o consumo, se, por exemplo, o carro costuma fazer uma media de 10km/l na cidade e a última média foi 8km/l, alguma coisa de errado aconteceu. Se não houve mudança no modo de dirigir, percurso e uso, então tem algo de errado com o carro, ou o combustível colocado. Se não notar falha no funcionamento, procure trocar de posto, se o consumo continuar ruim, procure um mecânico para um diagnostico.
- · Calibrar pneus
Pneu descalibrado pode aumentar o consumo em até 20%! A calibragem deve ser semanal e com os pneus ainda frios (rodar menos de 3km). Esqueça as "28 libras" que o frentista costuma colocar, siga o que diz o manual do veiculo.
Não está com o manual em mãos? Sem problema, procure na portinhola do bocal do tanque ou na coluna da porta por uma etiqueta do fabricante indicando a pressão correta. Se for pegar estrada, pode colocar até 10% a mais que o indicado para a carga indicada (mas, cuidado com a pressão máxima admitida pelo pneu, nunca ultrapasse 90% dela!). Na hora de comprar pneus novos, dê preferência para os modelos com menor resistência a rolagem, com eles você consumira menos combustível.
- · Manutenção em dia
Não adianta querer um bom serviço se você trata mal o seu carro. Mantenha a manutenção em dia seguindo o cronograma de manutenção do manual do proprietário (ele foi elaborado pelos engenheiros que projetaram seu veiculo, eles sabem o que estão dizendo).
Agora que o carro está afinadinho para consumir menos, é necessário afinar as técnicas de direção do motorista, eliminando maus hábitos e aderindo a boas práticas, para isso, leia o próximo post clicando aqui.
Daniel Caldeira