quinta-feira, 28 de abril de 2011

Governo reduz quantidade de etanol na gasolina!


   Demorou um pouco, mas, finalmente houve a redução da quantidade de etanol anidro na gasolina. 
   O etanol anidro (com no máximo 1% de água) é usado como antidetonante na gasolina desde a década de 80 (antes com 0,4% de agua) e o governo tem usado a percentagem dele na gasolina também como um meio de adequar o preço dos combustíveis.

    Em geral, quando o etanol é escasso (entresafra) o governo reduz a percentagem desse na gasolina para reduzir a demanda. Quando sobra etanol, a percentagem aumenta para ajudar a baixar o preço da gasolina.
    Agora, a gasolina deve conter entre 18 a 25% de etanol anidro, ante 20 a 25% de outrora. Certamente os distribuidores irão trabalhar próximos a faixa dos 18%. (Lógico, desconsiderando todas as outras porcarias que eles usam para "batizar" o combustível).
    Uma consequência técnica disso é que a octanagem do combustivel vai diminuir e veiculos com taxa de compressão mais alta (os chamados VHC) poderão ter problemas de pré-ignição (batida de pino). Se notar esse problema no seu carro, a solução pode ser adicionar um pouco de alcool hidratado (se seu veiculo for flex) no tanque.

   O governo também mudou a classificação do etanol, que passou de produto agricola para combustivel. Assim, ele passa a ser regulado pela ANP (Agência Nacional do Petroleo), que controlará estoques, importação e exportação, assim como fiscalizar as metas das usinas produtoras. Tudo isso para estabilizar os preços desse precioso liquido.

   Mais informações aqui

    Para saber como fazer sua parte e reduzir o consumo de combustivel, clique aqui.

    Daniel Caldeira

Intense Debate Comments