quinta-feira, 21 de abril de 2011

FORMAS EFICIENTES DE DIMINUIR OS GASTOS COM COMBUSTÍVEL – PARTE 2

Dando continuidade ao post anterior...
Agora que o carro está afinadinho para consumir menos, é necessário afinar as técnicas de direção do motorista, eliminando maus hábitos e aderindo a boas práticas:
  • ·         Não espere o carro aquecer...
Um costume antigo, da época dos primeiros carros a álcool carburados era ligar o veiculo e esperar uns dois ou três minutos para então sair com o carro. Naquela época, antes do motor aquecer adequadamente (e muitos demoravam muito mais tempo porque algum "mexânico" já tinha arrancado a válvula termostática) os carros a álcool falhavam muito, o que prejudicava muito a forma de dirigir, desgastava acentuadamente a embreagem e era até mesmo perigoso. Com o advento da injeção eletrônica essa historia acabou, pode ligar e sair andando com o carro sem problemas, se o carro estiver falhando, então ele precisa de um bom mecânico e não de um aquecimento matinal



  • ·         Não acelere antes de desligar
Uma lenda antiga dizia que você deveria acelerar o carro ao desligá-lo para facilitar a próxima partida. Isso poderia até fazer algum sentido nos Windows até a versão XP (em que era necessário clicar em INICIAR para desligar o computador) ou em carros carburados, quando acelerar ao final encheria a cuba do carburador com combustível. Mas, mesmo em carros carburados isso não trás vantagens (e com carburador desregulado era até capaz de afogar o motor para a próxima partida!).
Em carros com injeção eletrônica nem preciso falar que não faz o menor sentido. 
Essa pratica pode causar danos ao catalisador e diminuir a vida útil do motor, pois jogar combustível no cilindro e não queimar vai fazer esse combustível escorrer, misturar com o óleo e causar a terrível "borra assassina" que faz o motor fundir por falta de lubrificação.
  • ·         Segurar o carro parado em aclive com a embreagem
Muita gente acha que "tem que ser bom de volante pra fazer isso", mas isso só mostra que você é um esbanjador! Para manter o carro parado existe o pedal do freio! Usando o freio ao invés da embreagem você poupará combustível, embreagem e prolongará a vida útil do seu motor. Na hora de sair, você pode simplesmente usar a embreagem ou usar o auxilio do freio de mão (o que não é vergonha nenhuma).
  • ·         Desligue o motor
Motor ligado + carro parado = prejuízo!
Cálculos mostram que ficar com o motor ligado por mais de 30 segundos consome mais combustível do que desligar e religar o motor. Na pratica, se você sabe que vai ficar mais de 1 minuto parado, desligue o motor! (Evite fazer isso em semáforos para não retardar o transito! - a não ser que seja daqueles semáforos com ciclos superiores a 1,5 minutos e você tem como prever a abertura dele)
  • ·         "Desça engrenado"
Os mais antigos foram ensinados a usar a "banguela" para economizar. Com o advento da injeção eletrônica, isso não faz mais sentido, descer com o carro engrenado (em rotações acima de 1000rpm) sem acionar o acelerador resulta em consumo zero. O sistema de injeção corta o envio de combustível! Essa função é o Cut-off.
Além disso, ao descer engrenado você tem maior controle sobre o veiculo em caso de curva ou frenagem, ou seja, mais segurança.
  • ·        Aprenda a usar o Cut-off
Alem de usar o cut-off em descidas, use-o também nas desacelerações, ou seja, quando frear o carro, mantenha-o engrenado até que a rotação chegue próximo dos 1000rpm, só então acione a embreagem. Dependendo da velocidade, você ainda pode reduzir a marcha para ajudar na frenagem e poder usar o cut-off até uma velocidade menor.
Muitas pessoas tem a mania de pisar no freio junto com a embreagem, e isso alem de consumir mais combustível ainda desgasta mais rápido as pastilhas de freio, além de resultar numa frenagem menos estabilizada.
  • ·         Aprenda a usar o conta-giros
O conta-giros não é apenas um enfeite no painel! Além de um item de segurança (sim, é item de segurança quando você vai fazer uma ultrapassagem) ele pode te orientar a economizar combustível! Teoricamente, quanto menor a rotação, menos combustível você usa. Na pratica, mantenha entre 1500 e 2500 RPM (num veiculo com motor ciclo Otto, num veiculo a diesel a historia é diferente) e na marcha mais alta possível. Isso explica porque andar a 60km/h em 5a marcha é mais econômico que andar como se estivesse num cortejo fúnebre a 30km/h em 2a marcha.

  • ·         Mude a maneira de contar
Seu carro tem 5 marchas? Para uma tocada econômica poderia ter apenas 3! A cada troca de marcha há um desperdício de combustível (motor girando e carro desengrenado). Lembro que a Volvo já recomendava na década de 80 o uso do sistema 1-3-5 para economia de combustível.
Isso pode parecer estranho já que muitos fabricantes estão aumentando a quantidade de relações das caixas de marcha visando a economia. No fundo eles buscam é que você sempre tenha a opção de uma marcha na faixa de torque Maximo e possa subir a velocidade trabalhando mais com o cambio do que com o giro do motor. Mas, se você não tem pressa (e para uso urbano) é possível esticar a primeira até uns 30km/h dai terceira até 50km/h e então a quinta e já estará em 60-70 km/h (geralmente velocidades máximas permitidas em área urbana).
Na estrada, ao sair de uma cabine de pedágio, por exemplo, dai use todas as marchas (nesse caso você precisa de uma aceleração mais rápida) e não suba muito os giros (a não ser que seu carro tenha 16 válvulas e não tenha comando variável).
  • ·         Janelas abertas VS Ar Condicionado
O que consome mais: Andar com janelas abertas ou com o ar-condicionado ligado?
Com as janelas abertas você aumenta o arrasto aerodinâmico e vai precisar de mais gasolina para mover o carro, o ar-condicionado ligado consome potencia do motor e exige mais combustível para mover o carro (mesmo carros com ar-condicionado elétrico! Nesse caso o efeito é minimizado pela maior eficiência do motor elétrico do compressor, mas ainda vai roubar certa potencia pelo alternador!).
Bom, com o carro parado ou em baixas velocidades, você não tem influencia da aerodinâmica, então nesse caso, melhor abrir a janela e sentir a suave brisa no rosto :)
Com o carro em velocidades maiores, a melhor opção é o ar-condicionado (se for elétrico e com controle digital, melhor!).
Assim, podemos resumir em: até 60km/h, janelas abertas. Acima dos 60km/h ligue o ar-condicionado e mantenha os vidros fechados!
Agora vou abrir um parêntese sobre as terríveis calhas de chuva! Trata-se de um acessório (de gosto duvidoso) que era muito usado antigamente, quando a maioria dos carros não possuía ar-condicionado ou ar-quente. Esse acessório permitia que você mantivesse uma pequena parte do vidro aberta, suficiente para ventilar o pára-brisa e mantê-lo o menos embaçado possível, sem que a chuva penetrasse na cabine.
Bom, a idéia era muito boa! Mas não faz nenhum sentido para veículos equipados com ar-condicionado!
O prejuízo do arrasto aerodinâmico causado pelas calhas é sempre constante (a não ser que essas fossem removidas e usadas apenas em situação de chuva), além disso, o Ar condicionado é muito mais eficiente e seguro na tarefa de desembaçar os vidros. Portanto, além de ficar "brega" ainda contribui para um consumo maior de combustível. (Caso seu carro não tenha Ar condicionado, você deve avaliar até que ponto isso lhe será útil - vale o consumo a mais?).
Sobre o uso do Ar condicionado, outra dica é regular a temperatura para uma posição agradável. É comum ver pessoas ligando o ar-condicionado no Maximo (não falo do ventilador, mas sim do controle de temperatura) de forma que fica tão frio que é preciso usar blusa!
Temperaturas de 22-23º já garantem que você não vai ficar suando e nem tremendo de frio. Pra que ajustar para 16º? Quanto mais baixa a temperatura, mais tempo o compressor vai ficar ligado, e mais tempo estará consumindo potencia do motor (e combustível junto). A função do ar-condicionado é promover conforto térmico e não mudar a estação climática dentro do veiculo! (isso é até perigoso, choque térmico podem te deixar doente - e dai você vai gastar combustível pra ir para o medico, e depois para a farmácia! :) )
               
                Carro preparado, motorista aperfeiçoado, agora vamos para a parte final, clique aqui para ler sobre comportamento no trânsito.

Daniel Caldeira

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