quinta-feira, 21 de abril de 2011

FORMAS EFICIENTES DE DIMINUIR OS GASTOS COM COMBUSTÍVEL – PARTE 3


Dando continuidade aos posts anteriores... (parte 1 , parte 2)
            Carro preparado, motorista aperfeiçoado, agora é a hora de saber se comportar no transito:
  • ·         Visão além do alcance

Preveja o trafego a sua frente, evite acelerações e desacelerações desnecessárias.
Se o transito esta parado logo à frente, você pode simplesmente utilizar o cut-off e poupar combustível até chegar ao ponto em que precisará parar. Da mesma forma, você pode dar uma aceleradinha a mais para não ficar preso atrás de um veiculo mais lento. (Um exemplo é em rodovias pista simples, às vezes acelerar um pouco mais forte para ultrapassar um caminhão - sempre em trecho permitido - pode evitar de você passar horas gastando freio (por mais que use freio motor com cut-off se não estiver embalado vai gastar mais nas subidas) numa descida de serra.

Procure também conhecer a programação e sincronismo dos semáforos do seu trajeto. Às vezes alguns semáforos estão programados para "onda verde" a 45km/h.
Andar acima ou abaixo disso vai te fazer ficar parado em vários semáforos. Às vezes, ao sair de um semáforo, você tem que ser rápido para pegar o próximo aberto, senão vai ficar mais um tempinho parado com o motor ligado...
  • ·         Esqueça a vaga perfeita!

Li em algum lugar que um estudo mostrava a quantidade absurda de combustível consumido apenas por motoristas procurando lugar pra estacionar! Chegou próximo do lugar e achou uma vaga? Estacione e ande um pouco a pé. Querer estacionar na porta do seu destino requer sorte, ou um carro esporte - que alguém sempre dá um jeito de arranjar uma vaguinha pra você! Mas, como estamos falando de economia de combustível, devem ter poucos leitores com carro esporte se importando com isso, hehe.

  • ·         Conheça o trajeto
Quando você fica perdido no transito, além do estresse, prejuízo ao trafego (você fica andando mais devagar, faz conversões malucas, entre outras barbeiragens) você perde tempo e combustível. E, como diria o Tio Sam, Fuel is money! (ou algo assim!).
Portanto, antes de sair para um lugar novo, pesquise o caminho na internet, mesmo que vá usar um GPS, pois às vezes esses nossos queridos guias eletrônicos nos colocam em algumas furadas. Se for para uma região que costuma ser congestionada, ligue o radio em alguma emissora com informações do transito, às vezes, ao saber antecipadamente sobre um acidente ou bloqueio de pista, você pode usar uma rota alternativa menos congestionada e assim poupar mais do precioso liquido inflamável.

  • ·         Reduza o uso do automóvel
Se não usa o automóvel, não gasta combustível! Simples!
Isso não vai melhorar a média de consumo do seu veiculo, mas com certeza vai diminuir o dinheiro gasto com combustível.
Além de evitar usar o automóvel para deslocamentos curtos, que possam ser feitos a pé ou de bicicleta sem grande esforço, procure também organizar sua agenda de forma que aproveite melhor as viagens. (Por exemplo, ao invés de voltar pra casa depois do trabalho e depois sair de novo para ir ao mercado, você pode sair do trabalho, passar no mercado e então ir pra casa). Se for possível, também pode aproveitar melhor as viagens, levando os filhos para a escola e seguindo direto para o trabalho, nem que chegue alguns minutinhos antes. Com um bom sincronismo de agendas, algumas famílias com dois ou três carros podem até reduzir a frota!


Levando em conta esses itens acima, é possível fazer médias de consumo melhores do que as divulgadas pelos fabricantes!
Um estudo de uma fabricante de pneus francesa dizia que se toda a frota da França estivesse com os pneus corretamente calibrados, seria economizado 2% do consumo anual total de combustível no país. Parece pouco, mas estamos falando de uma frota recente, com motores mais modernos em carros modernos (alguns deles com indicador de pressão dos pneus no painel) e de estradas com condições bem melhores que as brasileiras.
Ou seja, não é difícil de imaginar que, se toda a frota brasileira adotasse os procedimentos acima, poderíamos reduzir até 10% do consumo total nacional, com essa demanda menor, a concorrência (no nível de posto) seria maior e os preços seriam puxados para baixo.
De qualquer forma, mesmo que o preço do combustível não diminua, pelo menos os seus gastos com combustível serão reduzidos, e de brinde, você ainda estará contribuindo com a saúde publica e o ambiente, reduzindo a emissão de poluentes.

Daniel Caldeira

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