O Governo de SP vai exigir a modernização do sistema de cobrança de pedágio nas rodovias paulistas.
O pagamento seria de acordo com a quantidade de km rodados na rodovia e irá variar conforme horário e peso do veiculo.
Esse sistema já é utilizado em boa parte da europa. Lá você não tem cabines na rodovia, mas sim nos seus acessos e saídas, e funciona da seguinte forma:
Cobrança Manual
No acesso a rodovia, você passa por uma cabine e pega um bilhete.
Após entrar na rodovia você anda o tanto que precisar até o seu destino, sem se preocupar em parar o carro.
Na saída da rodovia (ou entrada da cidade-destino), você passa por mais uma cabine, ali você insere o seu bilhete (que contém informação do seu ponto de entrada), o sistema calcula a tarifa e você paga. Pode pagar com dinheiro ou cartão de debito/crédito. Em alguns lugares só há cabines de "auto-atendimento", em outros também há cabines com atendentes "de carne e osso".
Cobrança automática
Na saída da rodovia (ou entrada da cidade-destino), você passa por mais uma cabine, ali você insere o seu bilhete (que contém informação do seu ponto de entrada), o sistema calcula a tarifa e você paga. Pode pagar com dinheiro ou cartão de debito/crédito. Em alguns lugares só há cabines de "auto-atendimento", em outros também há cabines com atendentes "de carne e osso".
Cobrança automática
No acesso você (que tem um tag no parabrisas, como o via-fácil/sem parar/etc) passa por uma cabine com o leitor de tags que registrará o seu ponto de entrada.
Depois de trafegar pela rodovia, na saída você passa por um novo leitor que marca seu ponto de saída. O sistema calcula o valor que deverá ser pago na conta do seu sistema de cobrança automático.
O sistema de cobrança por quilometro é muito mais justo! Afinal, você estará pagando pelo que efetivamente rodou. No sistema atual brasileiro, se há uma praça de pedágio com valor de R$10,00 entre você e seu vizinho, você terá que pagar os R$10,00 mesmo que tenha trafegado apenas algumas centenas de metros pela rodovia. Da mesma forma que alguns trajetos de muitos quilômetros possam sair "de graça" se a origem e destino estiverem entre duas praças de pedágio!
Além disso, o sistema de cobrança por km ainda evita as muitas paradas durante o trajeto (nas principais rodovias de SP, você tem praças entre 30 e 40km. Ou seja, uma viagem entre São Paulo e Campinas (88km) você terá que parar 2 vezes para pagar pedágio! Numa viagem até Ribeirão Preto (320km) Você irá parar 8 vezes, contar dinheiro, conferir troco (além de guardar todos aqueles comprovantes).
Com o sistema de cobrança por km, você terá apenas que pagar uma vez em cada rodovia, parando duas vezes: Uma para retirar o bilhete e outra para pagar a tarifa.
Depois de trafegar pela rodovia, na saída você passa por um novo leitor que marca seu ponto de saída. O sistema calcula o valor que deverá ser pago na conta do seu sistema de cobrança automático.
O sistema de cobrança por quilometro é muito mais justo! Afinal, você estará pagando pelo que efetivamente rodou. No sistema atual brasileiro, se há uma praça de pedágio com valor de R$10,00 entre você e seu vizinho, você terá que pagar os R$10,00 mesmo que tenha trafegado apenas algumas centenas de metros pela rodovia. Da mesma forma que alguns trajetos de muitos quilômetros possam sair "de graça" se a origem e destino estiverem entre duas praças de pedágio!
Além disso, o sistema de cobrança por km ainda evita as muitas paradas durante o trajeto (nas principais rodovias de SP, você tem praças entre 30 e 40km. Ou seja, uma viagem entre São Paulo e Campinas (88km) você terá que parar 2 vezes para pagar pedágio! Numa viagem até Ribeirão Preto (320km) Você irá parar 8 vezes, contar dinheiro, conferir troco (além de guardar todos aqueles comprovantes).
Com o sistema de cobrança por km, você terá apenas que pagar uma vez em cada rodovia, parando duas vezes: Uma para retirar o bilhete e outra para pagar a tarifa.
Outras mudanças também seriam a cobrança por peso (e não mais por eixo) e a cobrança por faixa de horário.
A cobrança por peso também é muito mais justa do que a cobrança por eixo! Um veiculo de carga vazio com muitos eixos faz muito menos estrago que um veiculo de carga carregado (muitas vezes sobrecarregado!) com menos eixos. Quem aqui não viu um daqueles caminhões abarrotados de carga levantando um eixo na hora de passar no pedágio? E quem não teve dó do cara com uma carreta vazia tendo que pagar por todos aqueles eixos?
A cobrança por faixa de horário também é interessante, pode ser usada para desestimular o uso da rodovia no horário de pico, principalmente para veículos de carga. Lembro quando eu era pequeno (e as rodovias paulistas ainda não haviam sido